Mesmo em baixa diante dos descontos de IPI liberado pelo governo, o que provocou uma corrida aos automóveis 0KM, não há como achar que o mercado de carros usados está fadado a qualquer problema, já que não adianta, na hora da compra, todo mundo pensa antes de qualquer coisa em quanto está um carro bom, completo e usado, já que nem sempre o preço de um novo cabe no bolso.
Ainda assim, a tendência é que em 2013 isso mude ainda mais e os carros usados passem vender mais ainda do que já vendiam, afinal o mercado ganhará modelos novinhos, já comprados com o IPI mais baixo, mas agora usados.
Mas tudo isso não mudou muito o mercado, já que nesse primeiro semestre, os carros usado mais vendido do Brasil continua sendo o Gol, da Volkswagen, com 81.559 unidades mudando de dono, quase o dobro do segundo colocado, o Uno Mille clássico, aquele com a traseira quadrada. E essa disputa pela popularidade entre os usados se completa com o terceiro lugar do Palio.
E as razões para essa preferência são claras, do lado do Gol a força do motor e o estilo, desde 1980 e do lado do Uno Mille, o baixo custo de manutenção, o ótimo consumo e a durabilidade.
A lista ainda conta com o Corsa em quarto, o Fiesta em quinto e o Fox na sequencia, mas todos com vendagens extremamente menores que a dos três primeiros. A curiosidade da lista é dar de frente com o bom e velho Fusca na 15° posição, entre a picape S10 e o Honda Civic, mostrando que ainda existe espaço para o carro mais clássico do Brasil.