Talvez a Citroen tenha ido mais longe do que imaginava, e seu DS5 2014 acabe se tornando um sucesso por isso. É fácil olhar para ele e não entender se está de frente com uma Station Wagon um pouco menor, ou um esportivo muito grande, mas o que importa é seu pescoço vai virar para olhar para esse lançamento da montadora francesa.
O DS5 então, entra no lugar do C5, que sai de linha depois de um 2012 onde vendeu apenas 190 veículos no mercado brasileiro. A título de curiosidade, desde seu lançamento em janeiro, a nova aposta da Citroen chegou a quase 800 vendidos, sinal de que pelo menos eles já deu muito mais certo que seu antigo companheiro de fábrica.
Novidades do Citroen DS5
E essa identificação vem junto com sua aparência, já que a Citroen prometeu (e trouxe) para o CS5 o melhor dos dois mundos. Para eles, o desafio era criar um carro que foi concebido e pensado a partir de seus mínimos detalhes.
Por fora, isso quer dizer uma aparência marcante, robusta e acompanhada de um designe elegante, com linhas tremendamente fluidas que ocupam todo visual e uma frente cheia de personalidade. Além de uma grade enorme e que chama atenção e ainda duas entradas de ar laterais que terminam o serviço e deixam o DS5 parecido com nada em sua categoria.
Já na parte de trás, o que é um bagageiro espaçoso (e que herda das SWs), mais parece uma continuação de sua carroceria. Bem longe de soar como a escolha de alguém que quer colocar mais comprar no porta-malas. E se for escolhido para isso, não tenha dúvida que fará com muito estilo.
Esse estilo continua do lado de dentro, todo equipado e com diversas opções, isso sem contar os seis airbags de fábrica e o teto solar que vem repartido em três opções de abertura: motorista, passageiro e banco traseiro. O DS5 ainda vem com o novo sistema eMyWay, com controle multimídia e até GPS.
Mas umas das coqueluches do DS5 deve mesmo ser seu novo banco do motorista, que além de uma nova modelagem e ajuste completo, ainda se coloca muito mais baixo e com a impressão de estar dirigindo um esportivo, não só pela posição, mas também pelo conforto.
Preço e Consumo do DS5
Infelizmente, toda essa personalidade não se reflete em termos técnicos e nem no preço. Com um motor 1.6 Turbo THP de 165 cv (com seis marchas automáticas) ele nem chega perto da potência de seus adversários de categoria.
Por outro lado, a Citroen aposta na certeza do quanto seu DS5 se sobressai nas ruas, o que faz valer a pena o custo de R$ 124.900,00.
Já em termos de consumo, a média (com gasolina, já que não tem versão flex) é de 8,6 Km/l na cidade e 12,2 Km/l na estrada.
Fotos